Sinuca de Bico

Por que o Cruzeiro  chegou a esta lastimável situação?Existem várias razões e respostas   que explicam  claramente  o  roteiro  dessa história.Vou me abster dos aspectos que envolvam  problemas de diretoria e correlatos  para me fixar nos   envolvimentos de campo.Não tenho feito comentários longos aqui neste blog, mas  tenho usado, principalmente nos últimos anos, espaços pontuais nas rêdes sociais para expor meus pontos de vista   através de  textos curtos e objetivos.Desde há muito  venho manifestando meu desconforto com a péssima qualidade  do futebol desenvolvido  pela equipe do Cruzeiro.No final do ano passado,já em dezembro, coloquei sérias dúvidas quanto à capacidade desse elenco em responder aos desafios que viriam em 2019.Ao longo desse ano após cada jogo  realizado  tenho exposto as flagrantes  deficiências ,coletivas e individuais   observadas .Disse com todas as letras que esses veteranos não dariam conta da tarefa.Como de fato não deram.As fraquíssimas atuações de Thiago Neves,Robinho,Edilson,Fred e Egidio  ,as quedas de produção de Rodriguinho ,Marquinhos Gabriel e   como preví com antecedência, de Pedro Rocha,tudo isso conduziu a essa situação..O desastre do comando do Mano nesse ano não pode ser atribuído  sómente a êle. É claro que ele teve sua parcela de contribuição.Ao sacar Orejuela, jogando bem, para retornar com Edilson sempre imprevisível,instável e   sujeito a novos problemas ele acabava criando dois outros problemas.Primeiro:  desestimulava qualquer esforço do Orejuela;segundo: sinalizava para o Edilson que o lugar era dêle independentemente de sua performance.Repita-se o mesmo raciocínio para a lateral esquerda com Egidio e DoDô. Com Robinho,Thiago Neves e Fred , embora  a análise seja um pouco diferente´- jogavam mal e continuavam titulares- , os resultados práticos  foram idênticos:  com essas atitudes o Mano criou uma casta de intocáveis! A acomodação foi só questão de tempo e o Mano Menezes não teve forças  para reverter essa situação.A chegada do Rogerio Ceni prometia novos tempos , novas idéias, novas atitudes e nova concepção de jogo.E essa turma rápidamente  percebeu  que suas posições, outrora intocáveis,  estavam seriamente ameaçadas.Seus talentos e aptidões  em franco declinio, em função de suas idades e incapacidades físicas  e técnicas,  bateram de frente com as reais necessidades vistas pelo Rogerio. Restou a esses maus profissionais  confrontar  e boicotar o trabalho do treinador.Alie-se a isso  a ingenuidade , bobeira ou corporativismo  do Dedé  para  que se precipitasse a  saida do Rogerio Ceni.Não importam quais tenham sido as intenções do Dedé. O que conta foram as consequencias. Lamento  o desfecho   ocorrido.Acredito que a seriedade,honestidade de propósitos  e conduta ética do Rogerio teriam feito muito bem ao Cruzeiro.No frigir dos ovos  percebo uma situação muito interessante, uma verdadeira sinuca de bico:se esses jogadores voltarem a jogar bem, poderão livrar o time do rebaixamento,mas estarão assinando uma confissão  explícita de que realmente estavam boicotando a equipe.Por outro lado, caso o Cruzeiro seja rebaixado ,uma ameaça real, ficarão para sempre marcados pelo estigma do rebaixamento e, pior ainda:darão um atestado inquestionável   de que são  ex-jogadores em atividade  em fim de carreira.Qual clube os quererá?

Uma Década Perdida

Você caro leitor, ao ler o título acima  pode imaginar tratar-se  de tema político.Mas não é.Quero hoje me dedicar a um esporte  que  me agrada ,e muito.Me refiro ao Voleibol.Após as Olimpíadas de Los Angeles ,na qual o Brasil foi medalha de prata no voleibol masculino,esse esporte começou a ganhar espaço ,primeiro nos ginásios do País ,depois ,na midia ,para finalmente cair nas graças  de todo um povo.Nos primórdios  o nosso volei não tinha expressividade nas quadras internacionais.Não éramos suficientemente fortes  e competentes nos confrontos com outros países.Mas ,em 1992,nas Olimpíadas de Barcelona o Brasil mostrou a sua cara com uma geração  brilhante que.ali conquistou a medalha de ouro.A partir dalí nos tornamos grandes.Mas sabíamos de nossas deficiências ,principalmente  quanto à estatura de nossos jogadores.E aí veio a jogada de mestre de nossos dirigentes.E todos hão de se lembrar de ouvir noticias de que estava vindo por aí uma geração de jogadores juvenis cuja estatura  girava em torno de , nada mais nada menos que dois metros de altura.E é essa geração e as que a sucederam que  hoje representam tão magnificamente o voleibol masculino brasileiro.

Em contra partida o mesmo não aconteceu com o nosso volei  feminino.Acompanhei,nessa tarde, a partida entre Estados Unidos e Itália.Um duelo de alta qualidade,disputado em cinco sets,duríssimos e equilibrados.Mas o que mais me  chamou a atenção não foi o resultado,  mas os elencos das equipes;são jogadoras jovens e desconhecidas ,que estão sendo preparadas  para, num futuro próximo substituir as jogadoras dos respectivos elencos principais.E como são altas!Isso não é um fenômeno isolado ou aleatório..Todas as grandes equipes do Hemisfério Norte adotaram essa politica de renovação ,sempre com foco na altura das jogadoras, sem se descuidar do aspecto  técnico.Italia, Servia,Holanda,Polonia e outras nações  hoje implementam   essa estratégia:qualidade técnica e altura.E o Brasil?Nossas políticas,se é que existem são as mesmas de dez, quinze anos atrás.Nossos dirigentes não tiveram, no feminino,os mesmos  cuidados que tiveram com o volei masculino.E ,vou além.Parte da responsabilidade  pela completa ausencia de politica de renovação ,com objetivo  de elevar  a formação de atletas de maior envergadura e de forte potencial técnico  cabe ao atual treinador.De forma inacreditável  esse senhor comanda a seleção brasileira feminina há mais de 10 anos.E ,pasmem,jamais,em tempo algum, foi capaz de  desenvolver um projeto de renovação e de reestruturação da equipe feminina,preparando-a para os desafios de agora.Enquanto outras seleções  promoveram ,ao longo dessa década, reformulações sucessivas de seus elencos,enviando para os diversos  torneios equipes de  futuras promessas,nosso treinador fazia o contrario:comparecia com o que tínhamos de melhor,sempre com o intuito de  faturar titulos,que certamente iriam enriquecer seu currículo e garantir o seu emprego.Ainda agora,este ano, as principais estrelas  do circuito mundial , estão  preservando e treinando suas equipes principais com vistas às Olimpíadas de Toquio em 2020 e enviando para os diversos torneios  ,aí incluidos Liga das Nações e Campeonato Mundial, suas equipes mais jovens . E nós estamos  lá na Liga das Nações com o que temos de melhor.O preço disso pode nos sair muito caro.É  tremendamente incerto o sucesso  de nossa seleção atual frente a essas novas gigantes do voleibol mundial.É urgente que  nossos dirigentes comecem já  a promover uma reformulação  de metas e objetivos de nosso voleibol feminino,sob pena de  passarmos a meros figurantes no cenário internacional. E de preferencia com outro treinador,com maior competência  e visão  mais atual e moderna da arte de jogar voleibol.E não se iludam,levará mais ou menos uma década para recuperarmos  o tempo perdido.