Por que o Cruzeiro chegou a esta lastimável situação?Existem várias razões e respostas que explicam claramente o roteiro dessa história.Vou me abster dos aspectos que envolvam problemas de diretoria e correlatos para me fixar nos envolvimentos de campo.Não tenho feito comentários longos aqui neste blog, mas tenho usado, principalmente nos últimos anos, espaços pontuais nas rêdes sociais para expor meus pontos de vista através de textos curtos e objetivos.Desde há muito venho manifestando meu desconforto com a péssima qualidade do futebol desenvolvido pela equipe do Cruzeiro.No final do ano passado,já em dezembro, coloquei sérias dúvidas quanto à capacidade desse elenco em responder aos desafios que viriam em 2019.Ao longo desse ano após cada jogo realizado tenho exposto as flagrantes deficiências ,coletivas e individuais observadas .Disse com todas as letras que esses veteranos não dariam conta da tarefa.Como de fato não deram.As fraquíssimas atuações de Thiago Neves,Robinho,Edilson,Fred e Egidio ,as quedas de produção de Rodriguinho ,Marquinhos Gabriel e como preví com antecedência, de Pedro Rocha,tudo isso conduziu a essa situação..O desastre do comando do Mano nesse ano não pode ser atribuído sómente a êle. É claro que ele teve sua parcela de contribuição.Ao sacar Orejuela, jogando bem, para retornar com Edilson sempre imprevisível,instável e sujeito a novos problemas ele acabava criando dois outros problemas.Primeiro: desestimulava qualquer esforço do Orejuela;segundo: sinalizava para o Edilson que o lugar era dêle independentemente de sua performance.Repita-se o mesmo raciocínio para a lateral esquerda com Egidio e DoDô. Com Robinho,Thiago Neves e Fred , embora a análise seja um pouco diferente´- jogavam mal e continuavam titulares- , os resultados práticos foram idênticos: com essas atitudes o Mano criou uma casta de intocáveis! A acomodação foi só questão de tempo e o Mano Menezes não teve forças para reverter essa situação.A chegada do Rogerio Ceni prometia novos tempos , novas idéias, novas atitudes e nova concepção de jogo.E essa turma rápidamente percebeu que suas posições, outrora intocáveis, estavam seriamente ameaçadas.Seus talentos e aptidões em franco declinio, em função de suas idades e incapacidades físicas e técnicas, bateram de frente com as reais necessidades vistas pelo Rogerio. Restou a esses maus profissionais confrontar e boicotar o trabalho do treinador.Alie-se a isso a ingenuidade , bobeira ou corporativismo do Dedé para que se precipitasse a saida do Rogerio Ceni.Não importam quais tenham sido as intenções do Dedé. O que conta foram as consequencias. Lamento o desfecho ocorrido.Acredito que a seriedade,honestidade de propósitos e conduta ética do Rogerio teriam feito muito bem ao Cruzeiro.No frigir dos ovos percebo uma situação muito interessante, uma verdadeira sinuca de bico:se esses jogadores voltarem a jogar bem, poderão livrar o time do rebaixamento,mas estarão assinando uma confissão explícita de que realmente estavam boicotando a equipe.Por outro lado, caso o Cruzeiro seja rebaixado ,uma ameaça real, ficarão para sempre marcados pelo estigma do rebaixamento e, pior ainda:darão um atestado inquestionável de que são ex-jogadores em atividade em fim de carreira.Qual clube os quererá?
Author: fabiobbotelho
Uma Década Perdida
Você caro leitor, ao ler o título acima pode imaginar tratar-se de tema político.Mas não é.Quero hoje me dedicar a um esporte que me agrada ,e muito.Me refiro ao Voleibol.Após as Olimpíadas de Los Angeles ,na qual o Brasil foi medalha de prata no voleibol masculino,esse esporte começou a ganhar espaço ,primeiro nos ginásios do País ,depois ,na midia ,para finalmente cair nas graças de todo um povo.Nos primórdios o nosso volei não tinha expressividade nas quadras internacionais.Não éramos suficientemente fortes e competentes nos confrontos com outros países.Mas ,em 1992,nas Olimpíadas de Barcelona o Brasil mostrou a sua cara com uma geração brilhante que.ali conquistou a medalha de ouro.A partir dalí nos tornamos grandes.Mas sabíamos de nossas deficiências ,principalmente quanto à estatura de nossos jogadores.E aí veio a jogada de mestre de nossos dirigentes.E todos hão de se lembrar de ouvir noticias de que estava vindo por aí uma geração de jogadores juvenis cuja estatura girava em torno de , nada mais nada menos que dois metros de altura.E é essa geração e as que a sucederam que hoje representam tão magnificamente o voleibol masculino brasileiro.
Em contra partida o mesmo não aconteceu com o nosso volei feminino.Acompanhei,nessa tarde, a partida entre Estados Unidos e Itália.Um duelo de alta qualidade,disputado em cinco sets,duríssimos e equilibrados.Mas o que mais me chamou a atenção não foi o resultado, mas os elencos das equipes;são jogadoras jovens e desconhecidas ,que estão sendo preparadas para, num futuro próximo substituir as jogadoras dos respectivos elencos principais.E como são altas!Isso não é um fenômeno isolado ou aleatório..Todas as grandes equipes do Hemisfério Norte adotaram essa politica de renovação ,sempre com foco na altura das jogadoras, sem se descuidar do aspecto técnico.Italia, Servia,Holanda,Polonia e outras nações hoje implementam essa estratégia:qualidade técnica e altura.E o Brasil?Nossas políticas,se é que existem são as mesmas de dez, quinze anos atrás.Nossos dirigentes não tiveram, no feminino,os mesmos cuidados que tiveram com o volei masculino.E ,vou além.Parte da responsabilidade pela completa ausencia de politica de renovação ,com objetivo de elevar a formação de atletas de maior envergadura e de forte potencial técnico cabe ao atual treinador.De forma inacreditável esse senhor comanda a seleção brasileira feminina há mais de 10 anos.E ,pasmem,jamais,em tempo algum, foi capaz de desenvolver um projeto de renovação e de reestruturação da equipe feminina,preparando-a para os desafios de agora.Enquanto outras seleções promoveram ,ao longo dessa década, reformulações sucessivas de seus elencos,enviando para os diversos torneios equipes de futuras promessas,nosso treinador fazia o contrario:comparecia com o que tínhamos de melhor,sempre com o intuito de faturar titulos,que certamente iriam enriquecer seu currículo e garantir o seu emprego.Ainda agora,este ano, as principais estrelas do circuito mundial , estão preservando e treinando suas equipes principais com vistas às Olimpíadas de Toquio em 2020 e enviando para os diversos torneios ,aí incluidos Liga das Nações e Campeonato Mundial, suas equipes mais jovens . E nós estamos lá na Liga das Nações com o que temos de melhor.O preço disso pode nos sair muito caro.É tremendamente incerto o sucesso de nossa seleção atual frente a essas novas gigantes do voleibol mundial.É urgente que nossos dirigentes comecem já a promover uma reformulação de metas e objetivos de nosso voleibol feminino,sob pena de passarmos a meros figurantes no cenário internacional. E de preferencia com outro treinador,com maior competência e visão mais atual e moderna da arte de jogar voleibol.E não se iludam,levará mais ou menos uma década para recuperarmos o tempo perdido.
