O Banquete das Vaidades

 

 

Às 14:30    o cortejo     de  togas negras   adentrou  o recinto   de forma   hierárquicamente ordenada.O primeiro deles,o mais antigo,dirigiu-se ao seu lugar e sentou-se ,não sem antes aguardar que um áulico majestosamente   o acomodasse no seu trono revestido do mais fino  couro .  Couro este oriundo de  touros com pelo menos duas premiações em exposições internacionais ,portadores de sangue nobre de algumas das raças  mais tradicionais  da bovinocultura mundial.. Couro  duplamente curtido em emulsões cristalinas  da melhor safra, oops- das melhores fontes-,  advindas dos píncaros das mais altas montanhas do Nepal.A madeira dos seus tronos   ,cuidadosamente trabalhada , conforme rígida especificação  da licitação de compra, deveria ser  originária de árvores  da Floresta    Negra  e com idade não inferior a cinquenta anos, devidamente aparelhadas em marcenaria  internacionalmente laureada, detentoras de currículos de trabalhos em,pelo menos , três côrtes europeias .

E assim, cada um a seu tempo, tomaram assento os demais  membros  .Com a toga jogada aos ombros,símbolo do poder supremo,o  temporário  presidente,mais conhecido como aquele que está ali,mas não deveria estar,dá inicio aos trabalhos do dia.O teatro está montado, com  a Presunção à sua direita,à direita deste a Arrogancia e ,defronte e na mesma ordem , o Narciso  e o Partido.Esse quinteto predomina e comanda o espírito da côrte sendo que  o sexteto restante,na visão dos primeiros,   não passa de mero  agente coadjuvante ,sem qualquer relevancia.

E aí começa  o banquete de vaidades…O primeiro a se manifestar é sempre o relator do processo que ao término da leitura do relatório emite o seu parecer.O primeiro a votar sempre será o membro mais novo do colegiado.Deve ser um castigo imposto pelos demais a quem ainda não escolheu o seu lado.É nesse ponto que  cada um dos togados ,do alto de suas    origens divinas aproveita para  , de forma enfadonhamente   desnecessária demonstrar  tôda a sua cultura jurídica   e toda a sua nada modesta intelectualidade.É um tal de data vênia pra cá,data máxima vênia pra lá ,e nisso levam duas horas  para dizer aquilo que  poderia ser dito em trinta minutos Embora em ocasiões  não muito raras seja possivel se assistir    a  choques de vaidades    e troca de insultos  dignas de um reality show  de  duvidosas virtudes.

Tendo votado o sexteto coadjuvante depois de decorridas horas ou até dias  chega-se ao  quinteto  que manda.E nesse quinteto é terminantemente proibido   adotar o voto ou argumento do colega.Cada voto tem de ser original,com argumentos ainda inéditos e citações de gurus jurídicos    sem direito a   repetições de nomes ou obras.O primeiro dos cinco a votar é o Partido.O próprio nome já traz implícito  o seu parecer.Embora sua posição seja óbvia ele, como de praxe ,leva duas horas para  com contorcionismos jurídicos pra lá de suspeitos,dourar a pílula.Em seguida temos o voto do Narciso.Célebre por  querer sempre ser   contra, numa tentativa vâ de mostrar independencia ,embora todos saibam que sua excelência só está ali por um  escrachado ato de nepotismo   do parente benevolente e de caráter altamente  questionável.. Ele,  sua excelência,é bom ressaltar,também requer longo tempo   de  palco  para  poder ficar ouvindo  o som  das próprias palavras, carregando propositadamente  na pronuncia das ultimas silabas num  deleite  beirando   um êxtase porno erótico  esfusiante.Chega-se a observar que  é tal a sua volúpia com a própria voz que  a qualquer momento  possa ocorrer um clímax  salivar a escorrer pela boca enrijecida..O penúltimo a votar   , o Sr. Arrogancia se acha o dono da verdade,com direito a distilar    ódio e inveja sobre aqueles  que não rezam por sua cartilha.É pródigo em proporcionar cenas degradantes  e insólitas  geralmente contra seus pares.Está sempre propenso a liberar    cidadãos   de conduta suspeita.Finalmente temos o Sr. Presunção.Seus votos são rebuscados e cansativos.Se tem a impressão ou seria certeza, que o referido   senhor   se percebe como a cereja do bolo.Aquele que ,em síntese , dá a palavra definitiva  , acima da posição dos seus pares,e,  através do melhor, mais brilhante e, mais qualificado voto,  aplicar a melhor justiça.Como se “melhor justiça” fosse algo   que  pudesse existir sustentada por filigranas jurídicas totalmente vazias de conteúdo e usadas apenas para tentar   ludibriar os incautos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs. Essa é uma obra de ficção.Qualquer semelhança com pessoas ou eventos reais  terá sido mera coincidencia.

O Autor

Fim da Linha

A Superliga Feminina de Volei chegou ,ontem em Uberlandia, ao seu final.Não há o que contestar do resultado  , por sinal meritório, alcançado pelo Minas Tenis Clube, através de uma equipe magnificamente treinada pelo italiano Stéfano Lavarini.Alías esse treinador merece um comentário  especial.Quem viu sua entrevista apresentada pelo Sportv pouco antes da partida se surpreendeu.Este foi o meu caso.Ao ser perguntado sobre o que mais gostava no jogo de volei ,Lavarini nos brindou com uma resposta,no minimo inesperada.Disse ele:”o embate entre as equipes não me  interessa.O meu embate sempre será contra os treinadores que enfrento.São eles que quero derrotar”.E, nessa temporada da Superliga que ora se encerra, foi o que ele mais fez;derrotar treinadores.Só o  Paulo Coco do Praia  foi derrotado umas 5 vezes ao longo do ano.Há, por detrás dessa visão do Lavarini muito mais do que uma filosofia de trabalho.Ao derrotar  Paulo Coco  com tanta frequencia  Stéfano Lavarini  levou à lona todo o trabalho  do  treinador praiano.O único mérito do Paulo foi trazer o time do Praia até as finais.É justo reconhecer isto.Mas os pecados  do Praia Clube  foram muito maiores que suas virtudes  culminando com a derrota,em casa,  levando-o à perda do título.As oscilações do Praia  ao longo da temporada, muito acima do que era lícito esperar, mostram que o trabalho  foi aquém do esperado.Nos confrontos diretos que valiam titulos o Praia naufragou de forma inapelável.E o mais surpreendente  de tudo é que   não houve por parte do Praia  qualquer alteração  no seu modo de jogar.Não percebí  na equipe ou no seu treinador  qualquer tentativa de inovar,de surpreender , de mudar o saque ,de orientar sua levantadora quanto às escolhas feitas.Foi tudo sempre do mesmo jeito.Isso só mostra o quanto nossos treinadores estão obsoletos, parados no tempo , sem evoluções no modo de treinar uma equipe.Por fim, nossos parabéns  a todas as atletas,Comissão  Técnica e ao próprio Minas Tenis Clube pelo feito de ontem a noite.O titulo está em boas mãos!

Uma viagem pelo mundo do voleibol

Acompanho o voleibol brasileiro desde os primórdios  dos campeonatos nacionais masculino e feminino.A equipe do Sada Cruzeiro   me  encanta  pela magistral trajetória   e pelos títulos conquistados do mesmo modo que  o Minas   de outrora me encantava  com Cristina Pirv   quando dominou  o cenario feminino   da Superliga  com  o  fantástico L´áqua  de Fiori. Hoje   com o Praia Clube de Uberlandia ,retorno  às minhas origens triangulinas ,mas sem perder de vista    o glorioso clube do bairro Santo Antonio de BH.Ao longo de tantas temporadas e tantos jogos  acompanhados a gente acaba percebendo algumas coisas que extrapolam o limite das quadras   e alcançam o território    inóspito e desagradável do comportamento humano    frente aos desafios e cobranças  que o cotidiano   do mundo esportivo  impõe.A própria midia especializada   exacerba essas cobranças quando  endeusa certos  treinadores , outorgando-lhes  uma genialidade que não possuem.Há um certo treinador que me desagrada profundamente   pela maneira imprópria , inadequada e, no minimo deselegante e desrespeitosa de conduzir seu trabalho  dentro da quadra.Ele tem por prática desqualificar as atletas do adversario ao instruir sua  equipe.Já o vi fazer isso , e isso foi há muitos anos , quando    , na quadra do Minas  – e eu estava lá-  ao instruir sua equipe teceu comentarios depreciativos sobre as qualidades da levantadora Gisele ,da equipe adversária.Assistí perplexo quando  tratou a levantadora Claudinha,então sua atleta, de forma humilhante , perversa e covarde , inclusive afastada das demais do grupo, ao .vivo e a cores para todo o Brasil.Um verdadeiro show de horror!Ainda ontem, no jogo contra Osasco, por mais de uma vez, fez críticas ao saque da Waleuska ao reclamar da incapacidade de suas atletas em recepcionar  “aquele saque”.Reclamou novamente de suas atletas por não dominarem uma rede “sendo que do outro lado estavam Claudinha e  , quem diria? A Waleuska.” Isso tudo sem se dar conta que Waleuska, com todo o seu talento e classe, detonava a equipe dele.Esse senhor  ao que parece, acredita mesmo que é  o máximo..Suas instruções são feitas com a mão à boca, certamente para que o microfone do reporter não divulgue para o mundo “suas fantásticas  dicas” .Ou então ele tem problemas bucais. Acredito mais na primeira hipótese . Esse cara não tem nada de genio.Pouco antes da Olimpiada de Londres assisti  sua entrevista a um reporter  e,quando questionado disse que a levantadora Fernandinha , por ele convocada seria fundamental às pretensões da seleção. Vale ressaltar que a Fabíola foi considerada a melhor levantadora da temporada e não foi chamada.Disse tambem que  Natalia  seria importantíssima   nas partidas que viriam.Resultado:Fernandinha mostrou-se  uma negação sendo substituída pela Dani Lins e Natalia não pôs o pé na quadra – foi levada sem a minima condição de jogar. A seleção quase foi eliminada  e,não fosse  uma reunião das atletas a portas fechadas e sem a presença dele, não teria havido  aquela reação que levou à conquista do ouro olimpico. E aí o cara volta como genio!É brincadeira!Parte dessa imagem é de responsabilidade dessa midia especializada , que se cala  ou finge que não vê  quando esse senhor ofende atletas ou as desqualifica.E ,muitos  desses comentaristas foram atletas.Deveriam ser os primeiros a reprovar essas atitudes.É visivel que suas broncas são seletivas.Ele jamais se dirigiria  a uma Ana Moser,Fernanda Venturini,Virna ,Leila ou a qualquer dessas estrangeiras que hoje  jogam a Superliga Feminina  nos termos que usa com outras jogadoras  não tão estreladas.Pra finalizar,espero que,tanto Minas quanto Praia  não tenham  a infeliz idéia  de ,algum dia, trazê-lo para cá.Isso tudo  me faz lembrar de um fato ocorrido com o Levir Culpi,então técnico do Atletico Mineiro:ao promover uma substituição foi homenageado com o grito de burro!burro! pela torcida enfurecida.Mas com sua mexida o time acabou virando o jogo.De forma divertida Levir acabou escrevendo um livro.O título? “Um burro com sorte”.É mais ou menos por aí.