Alguém Explica?

Quem acompanha o futebol brasileiro, certamente está se perguntando: o que explica o mau desempenho dos treinadores brasileiros no comando das equipes nacionais em contra partida aos bem sucedidos treinadores estrangeiros.Sejam eles argentinos, portugueses ,uruguaios ou qualquer outra nacionalidade , o que se vê é uma onda crescente desses outsiders tomando para si esses postos de trabalho tão cobiçados seja pela projeção pessoal na midia ,seja pelas polpudas remunerações que recebem.Eu tenho algumas idéias a respeito, embora nunca tenha a pretensão de esgotar o tema ou ser o dono da verdade.Em primeiro lugar eu diria que a elite de treinadores brasileiros envelheceu.Grandes treinadores do final do século passado já não estão em atividade ou estacionaram no tempo. Não evoluiram seus conceitos por comodismo ou mesmo por incompetencia. Tornaram-se jurássicos e obsoletos.A prática do futebol mudou com a chegada de novas regras, novos conceitos técnicos , novas metodologias de preparação fisica ,novas práticas de treinamento.Hoje, uma Comissão Técnica que se preze , tem obrigatóriamente de ter um preparador de goleiros , um treinador de bolas paradas e, acho que, não demora surgirão os instrutores de cruzamentos , e, por ai vai. A chegada do VAR tornou as decisões dos árbitros mais justas e seguras.Hoje é comum a presença de membros das Comissões Técnicas portando notebooks para auxiliar no trabalho do treinador, de médicos, de fisioterapeutas , de preparadores fisicos e,de analistas de desempenho. Quem, como eu, acompanha a Premier League da Inglaterra , já notou a presença de monitores de TV ao lado dos treinadores para auxiliar nas tomadas de decisões.Lá, até para os gandulas a modernização já chegou: os observadores mais atentos já registraram a existencia de pequenos cones colocados em posições estratégicas no entorno do gramado onde os gandulas colocam as bolas ,permitindo aos próprios jogadores o acesso a elas seja para cobrança de escanteios ou laterais.Lá ,não tem essa de gandulas sumirem quando lhes convém.E ,aí alguém há de perguntar: e os tecnicos mais novos? Eu diria que há alguns com futuro promissor se se prepararem devidamente,Mas isso leva tempo e depende dos resultados alcançados nessa trajetoria. Mas tenho preocupações quanto ao futuro de alguns. Tenho acompanhado o desempenho do atual treinador do Cruzeiro e os sinais que vejo não são animadores. Suas declarações sobre o desempenho do lateral esquerdo Marlon são completamente equivocadas. Dizer que o defensor está no auge de sua forma é negar tudo o que aconteceu desde o jogo contra o Bahia.De lá até agora , de, pelos cinco gols tomados pelo Cruzeiro ele teve participação negativa em, pelo menos quatro deles, incluindo aí aquela saida repentina da barreira no gol do Davi Luiz do Flamengo.E mais, Marlon não é um bom marcador.E nem um bom apoiador.Sua marca registrada é receber a bola vinda do zagueiro, dar uma corridinha de quatro metros e retroceder a bola ao zagueiro.Mas não se surpreendam ; o relato acima vale também para a lateral direita do time celeste. O padrão é o mesmo,com o agravante que o titular da posição últimamente mal consegue cruzar uma bola com qualidade.E,quem diria ,já chegou à seleção brasileira! São fatos como esse, aliados à incompetencia ou omissão que acabam por levar o treinador ao fracasso É preciso ser mais agudo em suas observações e objetivo em suas ações. Dai se compreende porque Palmeiras,Botafogo, Fortaleza, Atletico Mineiro, são de longe os clubes mais bem. treinados do futebol brasileiro.Coincidentemente, todos treinados por estrangeiros.

Alvíssaras Jackie Silva !!!!

Assistí hoje parte da entrevista da Jacqueline Silva, nossa mais ilustre levantadora no volei feminino. Interessantíssima em varios aspectos, franca e contundente em outros tópicos, Jackie , literalmente ,colocou o dedo na ferida. E, para minha glória falou aquilo , que de há muito tenho manifestado em meus escritos, sem que tenha sido ouvido no mundo do voleibol,principalmente o feminino. O comando do voleibol no Brasil virou uma espécie de reserva de dominio. Existem dois feudos um masculino e outro feminino, igualitariamente entregues a dois suseranos ou senhores feudais , que os comandam há décadas , e, ao que parece, não têm a minima intenção de abrirem mão deles.E, para tornar as coisas ainda mais complicadas, a crônica especializada,composta de narradores e comentaristas, de há muito se tornou, nada mais que bajuladores desses senhores feudais. Basta um deles acertar um pedido de desafio para ser chamado de genio. Chega a ser irônico se não fosse trágico. Jacqueline , com sua objetividade e argúcia ,disse, com todas as letras que já é hora desses caras irem embora, e mais , levando junto seu séquito de auxiliares.Nas palavras dela: ” eles pensam que o mundo precisa deles; vão ficar lá para toda a vida?” Não há nenhuma dificuldade em reconhecer o mérito desses senhores pelo trabalho que desenvolveram; mas para tudo há um limite.É preciso que larguem o osso. Há vinte anos no comando da seleção feminina, o atual treinador, simplesmente inibiu qualquer possibilidade de surgimento de outros profissionais. Essa longevidade foi, e é ,altamente danosa à evolução do voleibol feminino brasileiro. Sua presença, aliás incomodativa, à beira da quadra o transformou no ser supremo: ele é o treinador, o levantador, o instrutor do bloqueio, o posicionador das atletas em quadra, tudo a um só tempo. Com isso, as levantadoras perderam a capacidade e a liberdade de criar. Ficaram medrosas, sem coragem de ousar e de tomar decisões.As demais atletas também sentem na pele essa insegurança e desconforto.Os nervos ficam a flor da pele e o debacle emocional é só questão de tempo, Se perdem desabam no choro, se ganham, também. É preciso trazer o protagonismo do jogo de volta para dentro da quadra ,permitindo que as atletas desenvolvam todo o seu potencial com liberdade.Não é papel de treinador,correr daqui pra ali azucrinando ouvido de jogadora.Isso só demonstra que o trabalho do dia a dia do treinador é ruim. O jogo tem que ser mais lúdico,mais solto, onde a alegria seja o principal combustivel para buscar a vitória.Vejam o exemplo da seleção feminina norteamericana; estando ou não à frente no placar ,jogam com alegria.Alguém já viu o Karch Kiraly, treinador da seleção americana, infernizando a vida das atletas na beira da quadra?Ou o Manabe do Japão, o Lavarini da Polonia , o Santarelli da Turquia, dando piti? E essa maneira grotesca do treinador brasileiro sair pulando pela quadra precisa acabar. Chega a ser patético esse narcisismo chamativo !Finalmente, parabéns à Jackie pela coragem em abordar os assuntos de forma clara e objetiva.

Para onde vai o Cruzeiro?

Parece que os dirigentes do Cruzeiro não aprenderam a lição! Repete-se nos dias atuais os mesmos erros – aliás,erros grosseiros – que , todos nós sabemos , teve consequenciais altamente desastrosas.Lá atrás, diretorias ineptas e inaptas, coadjuvadas por um Conselho Deliberativo omisso e negligente deram inicio ao derretimento do Clube. Daí vieram aquelas contratações de jogadores totalmente descompromissados com as reais necessidades .Deu no que deu.Agora, para nosso espanto , um planejamento errático, acompanhado de decisões de formação do elenco altamente questionáveis e de busca por treinadores sem nenhuma qualificação comprovada , traz de volta o espantalho do rebaixamento.Comecemos pelo planejamento. Foi feito alguma avaliação do elenco remanescente da temporada anterior?Foram diagnosticadas em quais setores havia deficiencias ? E decidido quem continuaria e, ai planejar e buscar os reforços adequados?Para essas tres perguntas eu diria não,não e não.Quanto ao elenco, houve algum critério , baseado em qualidade,desempenho e resultados comprovados de atletas para então tentar trazer aqueles com maior possibilidades de sucesso?Haja visto o que está por ai , eu diria que o critério foi, não ter critério algum.E quanto a esse ultimo treinador ? Sua incompetencia, baixissima qualidade técnica e ,total despreparo tático- estratégico demoraram a ser constatados pelos gestores do futebol celeste.O tremendo prejuizo financeiro com a saída prematura da Copa do Brasil, não foi motivo suficiente para que esse individuo fosse imediatamente dispensado.Ou os gestores do Departamento de Futebol do Cruzeiro foram incompetentes , ou negligentes , ou as duas coisas.Novamente, na primeira partida das finais do Mineiro, por pouco o Cruzeiro não leva uma goleada histórica ainda no primeiro tempo, consequencia do posicionamento equivocado dos jogadores em campo.E, finalmente para coroar o vexame total, tendo a vantagem do empate,consegue aumentar essa vantagem com um gol providencial , o iluminado resolve mexer em um time que se portava razoavelmente bem e com isso traz toda a equipe adversária pra dentro do campo celeste.As consequecias, todos nós sabemos.E, mais uma vez chocados vemos um diretor vir a publico e declarar que o treinador seria demitido após o jogo.O diálogo deve ter sido mais ou menos assim:” olha aqui fulano, depois do vexame que vamos passar daqui a pouco, , o sr será demitido.Muito obrigado.”

Há alguns dias li uma declaração do Friaça ponta direita da seleção de 1950, fazendo uma análise do famoso Uruguai 2 x1 Brasil.Aspas para Friaça: ” Quando marquei o gol de empate,já no segundo tempo, cometemos o terrivel erro de recuar (o empate era nosso)e trazer o Uruguai para dentro do nosso campo.” Agora, 74 anos depois o Cruzeiro comete o mesmo erro. Conhecer a história do futebol é dever de todos ,especialmente de treinadores!